quarta-feira, maio 14, 2014

Saiba a diferença entre a farinha de trigo comum e a farinha grano duro.



O grano duro é um tipo de trigo muito comum e amplamente cultivado devido sua importância comercial. Seu uso culinário é imprescindível na cozinha mundial, principalmente na Itália,  onde suas massas são exclusivamente feitas a partir do grano duro.
Este trigo recebeu o nome por produzir uma massa mais dura e elástica, que não se quebra com o cozimento na água.  O grano duro também se destaca em relação aos outros tipos de trigo devido seu alto valor proteico. Sua cor acentuada, dá um tom amarelado às massas, proveniente de sua endosperma amarela.

No Brasil, em algumas fabricações de massa, há adição de corante, pois a massa é produzida com a farinha de trigo comum,  diminuindo a qualidade do produto em decorrência  de sua característica tenra e baixa elasticidade, assim, na preparação dessa massa, ocorre seu desmanche, principalmente durante o cozimento na água.


A produção da massa na Itália exige uma série de procedimentos e características tão específicas que são regulamentadas por lei. No Brasil, não há regulamentação sobre a produção ou  ingredientes específicos para a caracterização da massa, por isso, a maioria é feita com a farinha de trigo regular ou a semolina, pelo baixo custo destes produtos.
Para o melhor resultado das receitas, é essencial a escolha de produtos feitos com o grano duro, que garantem a qualidade e um sabor irresistível aos seus pratos, além da utilização dos ingredientes tradicionalmente corretos de acordo com quem mais entende de massa. Na hora da escolha, também dê preferência às massas que não possuem conservantes, tornando suas refeições mais saudáveis e naturais.
Quando for escolher a farinha para seus pratos, escolha a farinha Grano Duro pois além de obter o real e tradicional sabor das receitas italianas, ele torna sua refeição mais natural e saudável.
Fontes: Wikipedia e Pasta.it